Pesquisador afirma que ataque de onça é raro e deixa alerta sobre linha de segurança entre humanos e animais

Gazeta Digital • 27 de abril de 2025

A morte do caseiro Jorge Ávalos, 60, conhecido como Jorginho, atacado por uma onça-pintada na última segunda-feira (21) em uma área de mata próxima a um pesqueiro, na zona rural do município de Aquidauana (MS) repercutiu nas redes sociais e causou a comoção, mas também despertou a fúria de outros em relação ao animal. Em comentários de postagens sobre o caso, internautas chegaram a defender a caça dos animais e até seu extermínio diante do fato.

 

Ao , o médico veterinário e mestre da Universidade Estadual Paulista, Paul Raad, explica que conflitos entre animais selvagens e humanos acontecem em diversas partes do mundo. No Pantanal, um dos mais importantes refúgios da onça-pintada, essa realidade se manifesta no encontro entre a espécie e a atividade pecuária, uma das principais economias da região, gerando conflitos históricos que colocam em risco tanto os grandes felinos quanto a subsistência de muitas famílias pantaneiras.

 

Ele, que também é coordenador do projeto de coexistência humano e fauna, descreve que o conflito começa quando o gado, especialmente bezerros, é predado por onças. “Isso acontece, em grande parte, porque a expansão urbana e a diminuição de presas naturais incentivam o felino a buscar presas mais fáceis e abundantes. Além disso, a criação extensiva, com gado solto em áreas abertas e pouca vigilância, facilita o ataque. Em resposta, muitos pecuaristas recorrem à retaliação letal, prática proibida por lei, porque compromete diretamente a conservação da espécie e não traz resolução”, explica.

 

Embora as onças normalmente evitem o contato com seres humanos, algumas situações podem representar risco, como, por exemplo, encontros com animais no período de cio, com filhotes, momentos de alimentação, eventos de caça ilegal, presença de cães ou outras ações que interfiram no seu comportamento habitual.

 

“É fundamental alertar para o perigo da prática ilegal da 'ceva', que é a atração de onças com o uso de carcaças ou presas vivas. Essa prática utilizada para fins turísticos pode alterar o comportamento dos felinos, fazendo com que percam o medo natural do ser humano e associem pessoas à presença de alimento. Isso aumenta significativamente o risco de incidentes, além de configurar um crime ambiental”, acrescenta o veterinário.

 

Uma “barreira invisível” entre seres humanos e animais silvestres, ou seja, a distância natural de desconfiança, foi construída ao longo da evolução. De acordo com o pesquisador, essa limitação é fundamental para a segurança de ambos os lados.

 

“Práticas culturais como o costume de carnear animais nas margens dos rios, incluindo porcos, peixes, bois e, em alguns casos, até búfalos e jacarés, e deixar vísceras e carcaças ao ar livre, acabam criando locais de descarte inadequado que atraem grandes predadores, como a onça-pintada. Essa forma indireta de ceva, considerada não intencional, pode levar esses animais a associar as áreas habitadas por humanos como fontes de alimento, favorecendo a perda do medo e quebrando essa barreira”, descreve.

 

Espécies como onças, antas, jacarés, búfalos e até mesmo animais aparentemente inofensivos como quatis, capivaras e macacos podem se tornar uma ameaça quando os limites naturais de convivência são ultrapassados.

 

O pesquisador avalia que, embora casos como o ocorrido no Pantanal sejam raros, eles evidenciam a importância de políticas públicas e práticas privadas que promovam o turismo consciente, a pesca responsável e estratégias de mitigação de conflitos entre humanos e a fauna. “A prevenção é o caminho mais eficaz para evitar tragédias semelhantes, protegendo tanto as comunidades quanto os próprios animais”, aconselha.

 

Segundo Paul, é necessária a adoção de medidas de redução de conflitos, como a instalação de cercas elétricas e repelentes luminosos em propriedades situadas em áreas de risco. Além disso, a presença de materiais informativos com linguagem acessível contribui para a educação da comunidade local sobre práticas de convivência segura em regiões habitadas por grandes felinos.

 

Diversos pesquisadores vêm buscando aperfeiçoar caminhos de coexistência por meio de estratégias anti-predação que vêm sendo aplicadas no Pantanal e em outras regiões.

 

“Essas estratégias são adaptadas conforme a realidade de cada produtor, variando do manejo estratégico dos animais até a instalação de currais elétricos e luzes repelentes. Diversos estudos têm demonstrado a eficácia da adoção dessas técnicas, reduzindo os prejuízos e respeitando a conservação da espécie. Como resultado prático, um trabalho realizado na Fazenda Ipiranga, conhecida como Pousada Piuval, demonstrou uma redução de 80% das perdas nas áreas mais afetadas”, conta.

 

Ele ainda aponta que o diálogo com as comunidades locais é importante para construir soluções conjuntas, com respeito aos saberes tradicionais. “Conservar a onça-pintada não é apenas proteger um símbolo da biodiversidade brasileira, é garantir o equilíbrio ecológico e valorizar o modo de vida e a cultura pantaneira”, defende.

 

O caso

Conforme noticiado nacionalmente, relatos e vídeos de moradores das proximidades do local conhecido como 'Touro Morto' próximo aos rios Miranda e Aquidauana, no Pantanal, onde Jorginho atuava como caseiro, apontam a presença frequente de onças-pintadas na propriedade, que aparentavam estar habituadas à presença humana. Pegadas da espécie foram identificadas no local, mas até o momento não há confirmação oficial sobre a dinâmica dos fatos.

 

Na madrugada de quinta-feira (24) uma onça macho, que pode ter sido responsável pela morte do caseiro, foi capturada pela Polícia Militar Ambiental com uso de armadilhas, três dias após o ataque. Foi verificado que o animal está abaixo do peso, que deveria pesar em torno de 120 quilos. Esse fator será investigado para apurar se foi determinante para o ataque ao caseiro.


Segundo o governo do Estado do Mato Grosso Sul, o animal está em um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, onde irá passar por exames e acompanhamento veterinário. O secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, ressaltou respeito à família da vítima e informou que o animal deve ficar no CRAS para realização de exames e procedimentos de estabilização e recuperação, e será integrado a um programa federal e direcionado pelo ICMBio.

 

De acordo com o professor e pesquisador Gediendson Araújo, especialista em animais de grande porte, do Reprodução para Conservação (Reprocon), além do apoio do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que participou da ação de captura da onça, o caso é considerado atípico.

 

“É um caso muito atípico, mas está muito relacionado a presença e aceitação de um animal silvestre à presença de humanos. O animal perdeu o medo de ver o homem como um predador, e acabou tendo essa situação com esse desfecho. Então a coisa é incomum de acontecer, são poucos os relatos, e é uma pena que teve uma perda humana”, disse Araújo.

Por Gazeta Digital 30 de abril de 2025
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio de seu presidente, desembargador José Zuquim, decretou em nova resolução regras mais rígidas sobre as vestimentas permitidas para acesso às dependências das unidades do Poder Judiciário em todo o estado. Publicada ainda na semana passada, a resolução proíbe o uso de chinelos, bermudas, chapéus, vestidos com fendas e saias curtas. Além da vestimenta, a nova norma atinge até mesmo calçados. Conforme a resolução, destinadas a servidores públicos, terceirizados, estagiários, visitantes e público em geral, fica determinantemente proibido pessoas utilizando seguintes vestimentas e objetos: • Blusas sem manga, de alça fina, decotadas, cropped, top, tomara que caia, ombro a ombro, entre outras que exponham ombros, costas, colo e barriga; • Shorts, bermudas, minissaias, vestidos curtos (menos de três dedos acima do joelho), trajes de academia e roupas transparentes; • Calçados como chinelos e rasteirinhas sem fixação no calcanhar; • Bonés, chapéus (com exceção de fardamento policial ou uso profissional comprovado); • Capacetes, capas de chuva, fantasias, roupas de banho, peças em renda ou tule transparente sem forro. Apesar das regras tão rígidas, o decreto determina que o uso destas em algumas exceções estarão permitidos como crianças, deficientes, situações de emergência, pessoas em situação de rua, mendigos e pessoas com menor condição financeira. O objetivo, segundo a resolução, é manter o decoro e a formalidade compatíveis com o ambiente do Judiciário. Em casos específicos, a Diretoria Geral do TJ poderá autorizar flexibilizações. A fiscalização ficará a cargo dos recepcionistas e da Coordenadoria Militar no momento do acesso. Já dentro das unidades, os chefes de departamento são os responsáveis por garantir que as regras sejam seguidas por servidores, estagiários e demais colaboradores. A norma foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 28 de abril e já está em vigor.
Por Agência Brasil 30 de abril de 2025
Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas com o Leão nesta quarta-feira (30). A Receita Federal pagará o lote da malha fina de abril. O pagamento também contempla restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 279.500 contribuintes receberão R$ 339,63 milhões. Desse total, R$ 180,27 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso. Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 204.798 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento. Em segundo, há 25.283 contribuintes entre 60 e 79 anos de idade. Em terceiro, vêm 9.502 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários são 4.284 idosos acima de 80 anos e 3.820 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. A lista é concluída com 31.813 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. Aberta desde o dia 23, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1 ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Por MidiaNews 30 de abril de 2025
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), criticou a Moratória da Soja e afirmou que os produtores europeus tentam prejudicar os produtores mato-grossenses. Dez dos 24 deputados estaduais estiveram em Brasília na semana passada para participar da audiência pública presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL), que discutiu os impactos da moratória e a suspensão da Lei nº 12.709/2024 do Estado de Mato Grosso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Max, a Assembleia Legislativa está mobilizada para impedir que o Estado seja afetado negativamente produtores locais e ao desenvolvimento econômico do Estado. “Traz [prejuízo] ao nosso Estado. Nós temos uma lei ambiental das mais rígidas do Mundo. Nós precisamos cumprir a lei ambiental. Agora nós não podemos ir além da lei ambiental porque duas, três, quatro pessoas se reúnem na Europa e definem que isso aí vai prejudicar os produtores deles”, afirmou à imprensa. “E como uma forma de não prejudicar os produtores deles, querem prejudicar os nossos produtores. Isso nós não podemos aceitar. A Assembleia não vai admitir, já provou isso. Nós estamos novamente fazendo mais um movimento nessa direção, um movimento que conta com o apoio de uma grande maioria dos deputados dessa Casa”, completou. A Moratória da Soja é um acordo voluntário firmado em 2006 entre empresas exportadoras e organizações não governamentais, que restringe a compra de soja cultivada em áreas desmatadas da Amazônia após julho de 2008, mesmo quando o desmate ocorre dentro da legalidade. Já a lei aprovada pela Assembleia proíbe a concessão de benefícios fiscais a empresas que aderem à moratória.
Por Redação 30 de abril de 2025
A Bodytech, uma das maiores redes de academias do Brasil, expande sua presença no Centro-Oeste com a inauguração de uma unidade no Pantanal Shopping, terceira da rede em Cuiabá. Com mais de 1.000 m 2, a Bodytech Pantanal Shopping oferece uma estrutura de excelência voltada ao público de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Entre os destaques estão três salas para aulas coletivas — incluindo uma sala exclusiva para práticas de yoga e meditação — área kids com atividades para crianças, sala de bike indoor, lanchonete integrada ao ambiente da academia e vestiários amplos e confortáveis. Com planos para todos os perfis, a unidade disponibiliza as modalidades Fitness, Master e Student — este último com horários entre 9h e 17h e valores especiais para jovens entre 12 e 25 anos. Uma das marcas da nova academia é a sua grade de aulas diversificada, que atende diferentes públicos. Entre as atividades estão: musculação, Yoga, Mat Pilates, Muay Thai, FitDance, Indoor Cycle, Wolffit e treinos uncionais. A expectativa é atender cerca de 2.000 alunos. A sala de musculação conta com equipamentos de última geração, além de uma variedade de aparelhos cardio e de força, ampliando a oferta para treinos mais eficientes e seguros. O espaço também abriga um ambiente funcional versátil e uma área de treinamento equipada com os reconhecidos aparelhos da marca Hammer Strength. Situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3300 – Bosque da Saúde, dentro do Pantanal Shopping, a academia oferece fácil acesso e toda a conveniência de estar em um dos principais centros comerciais de Cuiabá. Os clientes Bodytech terão direito a 4 horas de estacionamento gratuito — um diferencial importante na região. Com projeto arquitetônico assinado pelo Studio 4, da arquiteta Francine Libardi, a academia apresenta uma proposta moderna, acolhedora e funcional. A abertura para o público será no dia 30 de abril, a partir das 12h. Esta é a segunda academia da franqueada Fernanda Jaqueira, que já comanda a unidade Bodytech Jardim das Américas na cidade. A inauguração reforça a presença da marca na capital mato-grossense e celebra o crescimento de uma parceria sólida de 13 anos com a marca. A unidade no Pantanal Shopping representa mais um passo estratégico da Bodytech na região. De acordo com o Diretor Técnico do Grupo Bodytech Company, Eduardo Netto, a expansão reforça o compromisso da marca com a excelência em todo o Brasil: “Cada nova unidade é pensada para oferecer uma experiência completa, que une acolhimento, tecnologia e resultado. Cuiabá é uma praça importante e vibrante, e a chegada ao Pantanal Shopping é motivo de orgulho para nós e para a franqueada Fernanda Jaqueira, que vem construindo uma trajetória de sucesso com a marca na região”, destaca Netto. Benefícios exclusivos para os clientes Além da estrutura física, os clientes da Bodytech Pantanal Shopping contam com: - Aplicativo exclusivo com treinos personalizados e acompanhamento; - Acesso ao BTFIT, com aulas online, personal trainer digital e programas completos; - Programa de Indicação com vantagens exclusivas; - Direito a 8 visitas mensais em outras unidades Bodytech pelo Brasil exclusivamente para os planos fitness e fora do Estado de Mato Grosso, exceto nas Bodytech Shopping Leblon no RJ e Iguatemi Faria Lima em SP. - BT Care, programa de apoio à saúde mental, imunidade, controle de peso e força muscular; - BT Express, com treinos funcionais de até 35 minutos pensados para a rotina corrida. Sobre a Bodytech Ao longo dos quase vinte anos, o Grupo Bodytech passou por diversas transformações que se somam às aberturas de novas operações. Atualmente, são 93 academias espalhadas pelo Brasil. A oferta de planos e serviços também evoluiu, com destaque para o Plano Student, que oferece valores especiais para jovens de 12 a 25 anos, ampliando e diversificando o público atendido. Além das opções de planos, a Bodytech também investe em tecnologia para oferecer mais praticidade aos seus clientes, como o BTFIT, um aplicativo de exercícios que oferece aulas ao vivo, programas de treinamento e personal trainer online, conectando os usuários a uma experiência fitness completa, independentemente de onde estejam. Como parte da rede Bodytech, os clientes BT também podem utilizá-lo, garantindo que não deixem de treinar mesmo durante viagens ou fora da academia. A marca também conta com serviços como o BT Care, que orienta os alunos com foco em saúde mental, controle de peso, força muscular e sistema imunológico, e o BT Express, um programa funcional diário com vídeos de até 35 minutos, proporcionando segurança e motivação para quem busca praticidade nos treinos. Serviço Bodytech Pantanal Shopping Local: Pantanal Shopping, Piso 1 – Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3300 – Cuiabá, MT Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 5h às 22h; Sábados: 8h às 18h; Domingos e feriados: 9h às 15h
Por Redação 30 de abril de 2025
O evento ocorre de 30 de abril a 3 de maio no estacionamento do Pantanal Shopping e é uma oportunidade para o público aprender sobre harmonização de pratos com cervejas artesanais. Além de reunir o melhor da cervejaria artesanal, o 9º Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso promete uma experiência gastronômica única, destacando especialmente a combinação de pratos com diferentes estilos de cerveja, permitindo que o público vivencie uma experiência sensorial completa. A proposta, segundo Pamela Borges, da UP Eventos e organizadora do festival, é proporcionar uma verdadeira viagem pelos sentidos: "A harmonização envolve o paladar, olfato, visão e até o tato, oferecendo felicidade e bem-estar. Nosso cardápio indica claramente qual cerveja combina com cada prato, garantindo uma experiência surpreendente". A ideia é simples e acessível: ao escolher uma comida na praça gastronômica, os visitantes terão sugestões de cervejas que realçam e complementam os sabores do prato. Assim, o público poderá explorar livremente diferentes combinações. Para Vinicius Masutti, sommelier de cervejas, a oportunidade de experimentar harmonizações é imperdível. "Ao harmonizar, levamos em consideração a untuosidade, salinidade, picância, aromas, sabores e doçuras dos pratos. Já as cervejas têm características próprias como acidez, doçura, amargor e corpo. A graça do festival é justamente permitir que o público faça essas combinações e descubra um novo universo de sabores", explica Vinicius, incentivando todos a explorarem essas possibilidades durante o evento. Outro ponto forte do festival é sua importância para o mercado cervejeiro local, conforme destaca o sommelier Elvio Resende. "O festival é essencial para aproximar as cervejarias do público. É uma oportunidade para as pessoas experimentarem novos estilos, conhecerem as cervejarias e também uma forma de atrair novos consumidores, fortalecendo todo o mercado cervejeiro artesanal", afirma. Cervejarias participantes: BeerBiffi de Várzea Grande Louvada de Cuiabá Dourada de Várzea Grande Vandogh de tangará da Serra Xaraés de Chapada dos Guimarães Rocket de Cuiabá Lacerva de Cuiabá Cuiaverá de Cuiabá Malthbeer de sorriso Patagônia cervejaria nacional Praça de Alimentação Cozinha dos Fundos Chef Thiago Kings Paulistinha Schulz (Linguiça Alemã) Pizza Crek Ki-gostoso Bravi Com ambiente acolhedor e familiar, o festival conta ainda com uma programação cultural diversificada, espaço infantil e apresentações artísticas. Entre as atrações musicais estão a Banda Ponto Seis com Especial Charlie Brown Jr., Rádio Retro e Cover Mamonas Assassinas (SP), Heróis de Brinquedo e Raul e o Bando. Tudo isso pensado para proporcionar conforto e entretenimento enquanto os visitantes desfrutam das melhores harmonizações gastronômicas e cervejeiras de Mato Grosso. Serviço : 9º Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso Data: 30 de abril a 03 de maio Horário: Das 17h às 23h Local: Estacionamento do Pantanal Shopping, Cuiabá Entrada Gratuita
Por MídiaNews 30 de abril de 2025
A Polícia Federal apreendeu na manhã desta terça-feira (29) um Iphone banhado a ouro 24 quilates na residência de um dos alvos da Operação Falsus Deviatis, que investiga um esquema de comercialização de produtos falsificados e oriundos de importação clandestina em Cuiabá. O aparelho estava guardado em uma caixa feita sob medida, produzida com forro interno de veludo vermelho. Na caixa, ainda há uma placa de certificado de autenticação do artigo de luxo, que pode chegar a valer mais de R$ 60 mil. A Polícia não informou o nome do proprietário do telefone. Ao todo, os agentes federais, em conjunto com a Polícia Civil e a Receita Federal cumpriram 21 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens móveis e imóveis contra 17 empresas e três residências. Os agentes também apreenderam carros esportivos das montadoras McLaren e Lamborghini, bolsas femininas das grifes Chanel, Louis Vuitton e Burberry, relógios TAG Heuer, malotes de dinheiro e caixas com aparelhos eletrônicos. A operação teve início a partir de representações fiscais lavradas pela Polícia Federal após ações de fiscalização em unidades de redes de comércio de eletrônicos, em 2023. Na ocasião, diversos produtos foram apreendidos por não apresentarem comprovação fiscal e indícios de falsificação. No decorrer do inquérito policial, foi apurado que o grupo investigado é composto por três redes de lojas de eletrônicos com forte atuação nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, a Polícia Federal identificou a utilização de pessoas interpostas para a ocultação da propriedade das empresas e do patrimônio obtido em razão da atividade comercial. Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa, lavagem de capitais, contra propriedade de marca e concorrência desleal contra as relações de consumo - produto impróprio para o consumo.
Por Redação 30 de abril de 2025
Mato Grosso teve R$ 4,4 bilhões de crédito aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para agentes financeiros credenciados no Plano Safra 2024 e 2025. Este é o maior volume de crédito na região Centro-Oeste e o terceiro maior do país. Do total destinado a Mato Grosso, R$ 212,5 milhões foram para agricultura familiar. Em todo Brasil, foram mais de R$ 29,7 bilhões em crédito, atendendo a solicitações de mais de 125 mil operações indiretas. Esse modelo de operação permite uma distribuição descentralizada de recursos por todo o país, chegando a 93% dos municípios brasileiros, facilitando o desenvolvimento e a execução da política pública de apoio ao setor. “Em dois anos, já superamos a aprovação de crédito para o setor agropecuário de todo o governo anterior. Sob a orientação do presidente Lula, em 2024, a aprovação para o setor foi de R$ 53,2 bilhões, um recorde histórico. Além disso, temos fomentado o agronegócio de ponta, que respeita as regras ambientais e que investe em inovação tecnológica”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Leia também - Câmara aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Um dos principais apoiadores do setor agropecuário no Brasil, o BNDES participa da 30ª Edição da Agrishow 2025, a principal feira de tecnologia do agronegócio na América Latina, que teve início nesta segunda-feira (28), em Ribeirão Preto (SP). A previsão dos organizadores é de que a edição de 2025 da Agrishow atraia 195 mil visitantes, em seus 520 mil metros quadrados disponíveis, fazendo da feira um dos maiores eventos do setor no mundo. Em 2024, de acordo com a organização da feira, foram iniciados R$ 13,6 bilhões em negócios. O BNDES é um dos patrocinadores da feira e estará com equipes no local, participando de agendas com clientes e parceiros, reforçando o papel do Banco como promotor de investimentos para os diversos setores representados no evento. Linhas próprias - Um dos principais operadores dos Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGF), o BNDES também oferece ao setor linhas de crédito próprias, perenes e não equalizáveis junto ao Tesouro. Entre elas, o destaque é o BNDES Crédito Rural, voltado a projetos de investimento, aquisição isolada de máquinas, custeio e apoio a cooperativas, cujas aprovações já alcançaram mais de R$ 29 bilhões para cerca de 45 mil operações, desde a sua criação em 2020. Deste montante, mais de R$ 12 bilhões foram aprovados por meio da linha com custo financeiro em dólares americanos, do produto BNDES Crédito Rural. Nesta linha, o exportador tem um hedge natural nos seus recebíveis em dólar, e as taxas de juros são mais competitivas. Lançada na Agrishow de 2023, o objetivo da solução é ampliar e diversificar alternativas de crédito a custos mais competitivos para o setor do agronegócio, intensivamente exportador. 
Por FatoCapital 29 de abril de 2025
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira (30) a Operação Dia do Trabalho 2025, que seguirá até o domingo (4), com foco na segurança viária e na fluidez do trânsito nas rodovias federais de Mato Grosso durante o feriado prolongado. As equipes da PRF estarão posicionadas em pontos estratégicos das BRs, utilizando etilômetros (bafômetros), radares móveis e câmeras de monitoramento para intensificar a fiscalização. A operação terá como principais alvos o combate à embriaguez ao volante, excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas — fatores que figuram entre as principais causas de sinistros graves. Restrição de tráfego para veículos de carga: Para aumentar a segurança em rodovias de pista simples, haverá restrição temporária de circulação para veículos de carga com Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE) nos seguintes dias e horários: Quarta-feira (30/04): das 16h às 22h Quinta-feira (01/05 - Dia do Trabalho): das 06h às 12h Domingo (04/05): das 16h às 22h Em trechos de rodovias duplicadas, o tráfego de veículos longos será permitido normalmente. Dicas de segurança da PRF para uma viagem segura: Verifique as condições do veículo: pneus, freios, luzes e limpadores de para-brisa. Mantenha a documentação em dia (CNH e licenciamento). Use o cinto de segurança em todos os assentos e, para crianças, utilize dispositivos de retenção adequados. Em caso de chuva, reduza a velocidade e mantenha distância segura do veículo à frente. Planeje sua viagem com antecedência e evite pressa. Em emergências, acione a PRF pelo telefone 191. A PRF reforça seu compromisso com a segurança de todos que trafegam pelas rodovias federais e orienta os motoristas a manterem atitudes responsáveis no trânsito, especialmente durante o feriado prolongado.
Por Gazeta Digital 29 de abril de 2025
Durante a Operação Falsus Deviatis, deflagrada na manhã desta terça-feira (29) pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil e da Receita Federal, foram apreendidos diversos itens de alto valor, incluindo veículos de luxo, eletrônicos, acessórios de grife e dinheiro em espécie. A ação visa combater contrabando e venda de eletrônicos em Cuiabá e Várzea Grande. Entre os bens apreendidos, chamam atenção uma McLaren Artura Spider, avaliada em cerca de R$ 2,9 milhões, e uma Lamborghini, que pode custar mais de R$ 4,8 milhões. Os supercarros estavam com um dos investigados por envolvimento no comércio clandestino de eletrônicos e importação ilegal de mercadorias. Também foram localizadas 10 bolsas de grife, de marcas como Louis Vuitton, Gucci e Burberry, com valores estimados entre R$ 20 mil e R$ 54 mil cada, além de relógios da coleção TAG Heuer, que podem chegar a R$ 40 mil a unidade. A operação ainda apreendeu caixas com celulares, tablets e dinheiro em espécie. Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa, lavagem de capitais, contra propriedade de marca e concorrência desleal contra as relações de consumo - produto impróprio para o consumo. Um dos alvos da operação é a loja FCell, situada no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. No total, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande. As investigações seguem em andamento e novas apreensões não estão descartadas.
Por Gazeta Digital 29 de abril de 2025
A vereadora Katiuscia Mantelli (PSB) defendeu o Legislativo municipal chamado de "Casa dos Horrores" e disse que as acusações contra a Câmara precisam ser "nominadas", pois, segundo ela, ali há pessoas honestas e que cumprem com suas funções. A declaração ocorre diante de questionamentos sobre a Operação Perfídia, deflagrada na manhã desta terça-feira (29). A ação policial é a primeira da legislatura, mas diz respeito a ações de mandatos passados dos vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB). "Casa dos horrores eu discordo. Existem vereadores dos horrores, a gente está aqui para trabalhar, nós temos pai e mãe de família na rua, inclusive fim de semana, dentro dos bairros, escutando a população. Então eu acho que a gente precisa pessoalizar e responsabilizar as ações e deixar de jogar isso tudo no coletivo", pontuou. A parlamentar pontuou ainda que a população não deve culpar a Câmara e sim os parlamentares responsáveis e a quem eles atribuíram voto e elegeram durante as eleições. Até o momento, os vereadores afirmam não saber o real motivo da operação. Segundo informações preliminares, a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) investiga um caso de corrupção e pagamento de propina relacionado a obra pública da gestão anterior. Operação Foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão na sede do Legislativo. Conforme a nota oficial divulgada pela Câmara Municipal, os gabinetes dos vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB) foram os alvos. Ainda segundo o comunicado, foi solicitado imagens do circuito de segurança e registros de controle de acesso ao prédio, referentes ao período de agosto de 2023 a agosto de 2024. A juíza Edina Ederli Coutinho determinou o afastamento, por tempo indeterminado, dos vereadores envolvidos. Caso os afastamentos sejam mantidos, os suplentes assumirão as respectivas cadeiras no Parlamento. A Câmara informou que está colaborando com todas as investigações e atendendo às solicitações da Polícia Civil. A sessão ordinária, prevista para esta terça-feira, ainda não tem novo horário ou data confirmados, já que os parlamentares aguardam a liberação do prédio.
Mais Posts