Dia do Ouvidor: porta-voz da população
Dia, 16 de março, é celebrado o Dia Nacional do Ouvidor, profissional que tem a função de dar voz às pessoas que buscam o órgão e solucionar as demandas sobre os serviços prestados pela instituição.
A Ouvidoria é a porta de acesso da população ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), um democrático canal de acolhimento com o propósito constituído pela comunicação efetiva e direta com o cidadão.
Dentro da premissa de sempre ofertar informações e esclarecimentos institucionais pelo prisma didático, com uma linguagem agregadora, de fácil compreensão.
A missão da Ouvidoria é garantir a transparência das informações e constituir instrumentos para assegurar a gestão participativa e democrática da sociedade no exercício da cidadania. Tem a atribuição de receber manifestação de todos estes usuários, seja por consulta, reclamações, denúncias, elogios ou sugestões e dar o tratamento adequado, isto é, dar uma resposta efetiva.
Também auxilia e incentiva ações que estimulem o exercício da cidadania, bem como, atende aos pedidos de acesso à informação de que trata a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação).
O TRE-MT tem arraigado ao seu histórico estar de portas abertas ao eleitor, por meios físicos e virtuais, sendo um grande aliado para construção de políticas públicas eficientes em consonância com os preceitos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Desde que assumiu o TRE-MT, o presidente Carlos Alberto Alves da Rocha tem reiterado a importância dos exercícios da Ouvidoria, e demais áreas do Tribunal, focadas na função social.
Um ambiente de inclusão e participação social dos mais vulneráveis e isso traz uma integração do público com o órgão do Poder Judiciário. Todas essas manifestações contribuem para o aprimoramento como um todo do judiciário subsidiando, inclusive, políticas a serem adotadas pelos tribunais.
Os números mostram a crescente quantidade de pessoas que estão procurando os meios de comunicação, somente no mês de fevereiro deste ano, a Ouvidoria o TRE-MT realizou 2.493 serviços, em média são realizados mais de 29 mil atendimentos ao ano, demandas recebidas por todos os canais de comunicação do TRE.
Nosso desafio diário é ampliar os atendimentos, ser um catalisador de demandas e oportunizar soluções céleres, desta forma, buscamos cada vez mais aproximação para desmistificar o imaginário que o setor é exclusivamente um destinatário de reclamações.
O cominho está na busca de sempre promover a transparência, o acesso à informação e a defesa dos eleitores, tendo um papel maior, que é trabalhar para a melhoria da qualidade dos serviços e o WhatsApp (65) 99280-5798 vem contribuir com ampla acessibilidade a todos.
Outra medida importante do OuviZap é servir de termômetro para constante pesquisa de satisfação do usuário. Vale ressaltar que o objetivo é representar os cidadãos para que tenham acesso a melhores serviços públicos.
A maior missão é agir para que as demandas registradas sejam analisadas, apuradas e solucionadas de forma célere pelos setores competentes. Com a modernização e implantação de novos canais é possível dar agilidade as demandas para que os serviços tenham maior resolutividade e atendam toda população a contento.
Crédito: Pérsio Oliveira Landim é ouvidor-geral do TRE-MT









