Juiz alega que criou identidade de nobre inglês após crise existencial; entenda

Estadão • 21 de maio de 2025

 juiz aposentado José Eduardo Franco dos Reis, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que se apresentava como descendente da nobreza britânica e viveu 45 anos sob a falsa identidade de Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield, alega ter diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE).

 

A defesa juntou o laudo psiquiátrico no processo em que ele responde por uso de documento falso e falsidade ideológica.

O Transtorno de Personalidade Esquizoide compõe o agrupamento dos chamados transtornos excêntricos. É caracterizado por distanciamento e desinteresse generalizado por relacionamentos interpessoais.

 

Os advogados Alberto Toron e Renato Marques Martins pedem que a Justiça autorize o chamado ‘incidente de insanidade‘ - procedimento para verificação, através de pericia médica, da saúde mental do réu. Com isso, ele pode ser declarado inimputável.

 

Segundo o documento, o magistrado adotou a identidade falsa como uma maneira de ‘começar uma vida nova‘ após um ‘drama existencial‘. Teria sido uma resposta a um ‘quadro psicológico complexo, motivado por frustração pessoal‘. A informação foi divulgada pelo portal g1 e confirmada pelo Estadão/Broadcast.

 

Ao psiquiatra, o magistrado relatou que, na época, ‘queria morrer e renascer outra pessoa‘ e que ‘tinha vergonha de sua história e de seu nome‘.

 

A defesa também pede que o Ministério Público considera um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) - instrumento jurídico em que o réu confessa o crime e se compromete a cumprir uma série de cláusulas, como o pagamento de multa e a prestação de serviços comunitários, para não responder ao processo criminal.

 

Os advogados negam que o magistrado tenha usado a identidade falsa para cometer crimes ou prejudicar terceiros.

O juiz manteve ativa a identidade brasileira, de Eduardo, que renovava periodicamente. Esse foi o fator determinante para o Ministério Público de São Paulo decidir denunciá-lo.

 

O processo tramita na 29ª Vara Criminal da Capital.

 

Segundo o Ministério Público, Edward Wickfield é na verdade José Eduardo Franco dos Reis, um cidadão de Águas da Prata, no interior de São Paulo, filho de José dos Reis e Vitalina Franco dos Reis.

 

A persona teria sido assumida pelo magistrado pouco antes da graduação. Ele se formou na prestigiosa Faculdade de Direito da USP, no Largo do São Francisco. Depois disso, prestou concurso e atuou décadas como juiz sob a identidade falsa.

 

A fraude foi descoberta em outubro de 2024, quando ele esteve no Poupatempo da Sé para pedir a segunda vida da carteira de identidade. Foram encontrados dois registros diferentes associados às mesmas digitais. A divergência só foi percebida porque os registros do Instituto de Identificação Ricardo Gumblenton Daunt (IIRGD) haviam sido digitalizados.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público de São Paulo, no dia 19 de setembro de 1980, José Eduardo teria comparecido a um posto de identificação da Polícia Civil e tirado o documento em nome de Edward Wickfield.

 

Para tanto, segundo a Promotoria, apresentou um certificado falso de reservista do Exército, um documento que dizia ser ele servidor do Ministério Público do Trabalho, uma carteira de trabalho e um título de eleitor, todos com o mesmo nome falso.

 

Como na época, as bases de documentos não se comunicavam entre si e os papéis não eram armazenados em sistemas eletrônicos, era fácil, de acordo com o MP, uma falsificação.

Por Agência Brasil 9 de outubro de 2025
O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje foi a sua última sessão plenária na Corte. "Sinto que agora é hora de seguir novos rumos", afirmou. O anúncio ocorre pouco tempo depois de Barroso deixar a presidência do STF e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos. O ministro ainda deve permanecer no STF até a próxima semana para liberar processos que ainda estão sob a responsabilidade dele. Com a saída de Barroso, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar novo integrante para a Corte. Perfil Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos. O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos. Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.
Por MidiaNews 9 de outubro de 2025
O advogado Rodrigo Gomes Bressane anunciou a desistência da candidatura à lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), que definirá o nome indicado da advocacia para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça, destinada ao quinto constitucional. Ele era um dos favoritos na disputa. O comunicado foi publicado nas redes sociais, nesta quinta-feira (9), em formato de carta aberta, um dia antes da votação que ocorrerá na sexta-feira (10). “Após uma longa e intensa caminhada no processo do Quinto Constitucional destinado à advocacia no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, venho, de coração aberto, comunicar minha decisão de retirar minha candidatura”, escreveu Bressane no Instagram. Antes mesmo do anúncio oficial, o advogado já havia divulgado um vídeo em apoio ao também candidato Dauto Passare, também apontado como um dos favoritos. Ainda na mensagem, Bressane citou o aprendizado e o apoio recebido durante o processo. E que pretende continuar contribuindo com a advocacia de outras formas. “Essa jornada foi marcada por aprendizados, encontros e pelo apoio de pessoas extraordinárias que acreditaram em mim e no projeto que apresentei. Sou profundamente grato à minha esposa, minha família, meus amigos, colegas advogados e advogadas, apoiadores, presidentes de tantas subseções e lideranças da advocacia que caminharam comigo até aqui”, afirmou. “Após refletir sobre este processo e os caminhos que ele abriu, compreendi que este é o momento de contribuir com a advocacia mato-grossense de outras formas, fortalecendo projetos e ações que também representam nossa classe e seus valores". “Assim, tomei a decisão consciente de desistir da candidatura e desejo boa sorte a todos os candidatos que continuam na disputa, mantendo o espírito de unidade e respeito que sempre norteou minha trajetória”, completou. Quinto constitucional Com a saída de Bressane, 21 candidatos seguem na disputa, sendo 10 homens e 11 mulheres. Entre os nomes apontados como favoritos estão os advogados Ricardo Almeida, Dauto Passare, Helmut Daltro, Oswaldo Cardoso, Sebastião Monteiro e Jackson Coutinho. Já entre as mulheres, a disputa segue equilibrada entre Paola Fernandes, Angeliza Neiverth Segura, Cibelly de Jesus Amaral Fracarolli, Daniela Marques Echeverria, Jamille Clara Alves Admczyk, Dinara de Arruda Oliveira, Michelle Dorileo, Juliana Zaffino, Rosana Ramires, Selma Pinto de Arruda Guimarães e Nivia Najara Fornari. A lista sêxtupla será formada de maneira paritária, com três homens e três mulheres. Após a votação, a OAB-MT terá cinco dias para encaminhar ao TJMT os seis nomes escolhidos, acompanhados dos respectivos currículos. O Tribunal reduzirá a relação para uma lista tríplice, que será enviada ao governador Mauro Mendes (União), responsável pela nomeação do novo desembargador. A vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completou 75 anos em 15 de junho, idade limite para atuação no Judiciário.
Por Gazeta Digital 9 de outubro de 2025
O governador Mauro Mendes (União) saiu em defesa do Parque Novo Mato Grosso, orçado em R$ 1 bilhão, que foi apelidado pela oposição como “Parque dos Milionários”, e rebateu as críticas de que o projeto seria um gasto desnecessário. Em entrevista à imprensa, Mendes afirmou que o empreendimento deve atrair mais público do que a Arena Pantanal. “Vejo aí alguns falando um pouco de merda por aí, mas não falavam merda da arena. Essa arena aqui custou mais do que vai custar o parque do Novo Mato Grosso. Vamos ver onde vai ter mais público. Lá vai ter muito mais público seguramente”, disparou o governador. A declaração foi dada durante o lançamento Ser Família Criança, na Arena Pantanal, nesta quinta-feira (8). Ao rebater os apontamentos, o chefe do Executivo recordou que o estádio também era considerado um “Elefante Branco” e foi revitalizado na atual gestão. “Quando nós assumimos o governo, a Arena estava abandonada, sucateada, com muitas dificuldades. Recuperamos, e ela sediou grandes espetáculos artísticos, esportivos, Copa América, jogos da Série A com o Cuiabá, e várias outras ações no entorno. O Palácio das Artes é um exemplo dos grandes investimentos que o governo tem feito”, afirmou. Parque O Parque Novo Mato Grosso está sendo construído pela MT Parcerias (MTPar) em uma área de 300 hectares, localizada às margens da MT-251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Entre os atrativos previstos está uma roda gigante, que, segundo Mendes, será a maior da América Latina. O espaço contará com autódromo, kartódromo, museu, pistas de motocross, skate, ciclismo, bicicross e caminhada, além de um lago para práticas esportivas, viveiro, parque, e um espaço para shows e eventos com capacidade para até 100 mil pessoas.
Por Gazeta Digital 9 de outubro de 2025
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística definiram duas novas interdições parciais necessárias na Avenida do CPA para a implantação de tubos de drenagem pluvial (água das chuvas). Ambas ocorrerão durante o dia, das 8h às 17h, no perímetro onde estão sendo executadas as obras do BRT. Uma delas será na sexta-feira (10), na altura da alça de retorno da Receita Federal, também conhecida como Pista Hot Wheels. A outra, na segunda-feira (13), no trecho entre o mercado Comper e a Havan. “Sabemos do impacto que essas intervenções causam no trânsito e na rotina dos cidadãos, mas reforçamos os esforços em garantir a menor interferência possível na mobilidade da população. Pedimos a compreensão dos motoristas e recomendamos atenção redobrada à sinalização no local. Nosso objetivo é garantir a fluidez e a segurança viária, independentemente da situação”, destacou a secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda. As datas foram definidas em reunião realizada na Sinfra na quarta-feira (8), com o objetivo de orientar os motoristas com antecedência.
Por Gazeta Digital 9 de outubro de 2025
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta quinta-feira (9) que está descartada qualquer hipótese de suspensão da redução do adicional de insalubridade pago aos servidores da saúde municipal. A medida, que pode gerar perdas salariais expressivas, decorre do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município e o Ministério Público em 2023. Diante do indicativo de greve anunciado pela categoria, o gestor adiantou que não hesitará em acionar a Justiça para impedir o movimento, classificando-o como “ilegal e inconstitucional”. Segundo Abilio, o termo foi assinado na gestão anterior e tem força legal, obrigando o Executivo municipal a adequar o pagamento da insalubridade ao piso inicial de cada carreira e aos níveis de exposição de risco de cada ambiente de trabalho. “O descumprimento desse TAC traz responsabilidade legal ao prefeito e ao secretário, inclusive com multa pessoal. Não é algo que possa ser revisto por vontade política. É cumprimento de lei federal”, afirmou o prefeito. O prefeito também classificou o movimento grevista como sem fundamento jurídico. “Será uma greve ilegal. Não se pode fazer uma greve para que o prefeito descumpra a lei. Essa seria a primeira greve da história para exigir o descumprimento da legislação”, ironizou. Ele informou que, caso a paralisação seja deflagrada, a Procuradoria do Município ingressará com ação judicial para garantir a manutenção dos serviços essenciais. O chefe do Executivo explicou que o Ministério Público apontou pagamento irregular e indiscriminado do benefício, com percentuais de 40% sendo aplicados a todos os profissionais, independentemente do grau de insalubridade. “Há locais de 10%, 20% e 40%, e isso precisa ser corrigido. Caso contrário, poderemos responder por improbidade administrativa, e até o servidor pode ser obrigado a devolver valores recebidos indevidamente”, alertou. Apesar do tom firme, Abilio disse estar disposto ao diálogo com a categoria e pretende buscar alternativas para minimizar as perdas. “Estamos estudando mecanismos dentro do ‘Prêmio Saúde’, um programa de bonificação vinculado à produtividade, para que o servidor possa ser recompensado pelo desempenho e reduzir o impacto da insalubridade. A porta está aberta para conversar com qualquer sindicato ou associação”, assegurou. O prefeito finalizou lembrando que a redução já estava prevista e amplamente comunicada. “Todos sabiam do TAC. O Conselho Municipal de Saúde sabe, os servidores sabem. O Ministério Público vem cobrando mensalmente o cumprimento das medidas. Tudo que foi possível postergar, nós postergamos. Agora é hora de cumprir a lei”, concluiu.
Por Gazeta Digital 9 de outubro de 2025
O governo de Mato Grosso autorizou a Nova Rota do Oeste a iniciar a contratação da empresa que vai executar o projeto do Trevão de Rondonópolis - um entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364. A reunião de assinatura do documento ocorreu na manhã desta quarta-feira (8), no Palácio Paiaguás. O projeto do Trevão, desenvolvido pela Nova Rota, prevê a construção de um complexo viário com 4 passagens elevadas, uma rotatória e alças de acesso em nível e em desnível, organizando de forma eficiente e definitiva o fluxo de veículos. Com o novo desenho, o tráfego de longa distância da BR-163 (sentidos norte e sul) e da BR-364 (sentido norte) será direcionado para dispositivos em desnível, reduzindo a interação com o tráfego urbano. Já a rotatória atenderá as demandas locais, permitindo acessos diretos tanto à BR-163 quanto à BR-364, em ambos os sentidos, sem a necessidade de percursos adicionais. No encontro, o governador Mauro Mendes afirmou que a obra do Trevão não fazia parte do contrato de concessão da Nova Rota. Ela foi incluída em janeiro deste ano, durante a Revisão Quinquenal. Segundo o diretor-presidente da Nova Rota, Luciano Uchoa, o projeto está em análise para aprovação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, paralelamente, a empresa trabalha para contratar a executora e lançar a obra até o final deste ano. Além de Mendes e Uchoa, também estiveram na reunião o vice-governador Otaviano Pivetta, o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos, e o prefeito de Rondonópolis, Claudio Ferreira de Souza - ainda contou com a presença de deputados e vereadores.
Por Gazeta Digital 8 de outubro de 2025
Prefeituras, universidades e órgãos estaduais estão com inscrições abertas para processos seletivos que ofertam oportunidades em diversas áreas em todo Mato Grosso. As vagas são para todos os níveis e diversos cargos, com remunerações que chegam a R$ 17 mil. Confira a lista de completa de oportunidades do . Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) Vagas: 29 e cadastro reserva. Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais (1 vaga); Agente Fiscal (5 vagas); Assistente Administrativo (20 vagas); Analista Administrativo (1 vaga); Analista Contábil (1 vaga); Analista Jurídico (1 vaga); Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento (1 vaga). Salário: R$ 3.417,09 a R$ 5.590,79. Inscrições: até 20/10/2025. Edital: aqui. Taxa: R$ 55,00 a R$ 85,00. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso (Seciteci-MT) Vagas: Cadastro reserva. Cargos: Professor, Técnico de Apoio Educacional e Professor Bolsista. Salário: R$ 3.068,62 a R$ 12.274,47. Inscrições: até 12/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 50,00. Prefeitura de Alto Garças Vagas: Cadastro reserva. Cargos: Edital nº 03/2025: Agente Administrativo, Agente de Limpeza Pública, Analista Administrativo, Assistente Administrativo, Analista Ambiental, Agente Ambiental, Assistente Social, Auxiliar de Oficina, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Eletricista, Encanador, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fonoaudiólogo, Instrutor de Informática, Mecânico de Carros e Caminhões, Mecânico de Máquinas Pesadas, Médico Clínico Geral, Médico Especialista, Médico Veterinário, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas II, Pedreiro, Psicólogo, Técnico Agrícola, Técnico em Informática, Técnico Esportivo, Topógrafo e Vigia. Edital nº 04/2025: Apoio Administrativo Educacional Nutrição Escolar Não Profissionalizado, Apoio Administrativo Educacional Manutenção de Infraestrutura Não Profissionalizado, Apoio Administrativo Educacional / Transporte, Apoio Administrativo Educacional Vigilância Não Profissionalizado, Técnico Administrativo Educacional Secretário Escolar Não Profissionalizado, Técnico Administrativo Educacional Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Não Profissionalizado, Professor Pedagogo e Professor de Educação Física. Salário: R$ 1.388,61 a R$ 7.637,38. Inscrições: até 16/10/2025. Edital: aqui e aqui . Taxa: R$ 60,00 a R$ 100,00. Prefeitura de Alto Taquari Vagas: Cadastro reserva. Cargos: Professor de Pedagogia - Ensino Fundamental, Professor de Pedagogia - Educação Infantil, Professor de Letras, Professor de Educação Física, Auxiliar de Desenvolvimento, Inspetor de Alunos, Merendeira, Monitor de Educação Infantil, Agente de Serviço Público e Motorista. Salário: R$ 2.009,13 a R$ 5.060,87. Inscrições: até 30/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Prefeitura de Aripuanã Vagas: 36 vagas. Cargos: Sede do Município: Professor - Pedagogia, Professor Letras, Professor de Língua Inglesa, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Ciências Naturais e Professor de Matemática; Comunidade Milagrosa: Professor - Pedagogia, Professor - Letras, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Ciências Naturais e Professor de Matemática; Comunidade Morena: Professor Pedagogia, Professor Letras e Professor de Matemática; Projeto Lontra: Professor Pedagogia, Professor Letras e Professor - Matemática; Conselvan: Professor Pedagogia, Professor Letras, Professor de Matemática, Professor de Geografia; São Lourenço: Professor Pedagogia; Vale do Amanhecer: Professor Pedagogia; AR2: Professor Pedagogia e Professor de Letras; Técnico de Desenvolvimento Educacional. Salário: R$ 4.044,91 a R$ 5.118,52. Inscrições: até 14/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Prefeitura de Boa Esperança do Norte Vagas: 9 vagas e cadastro reserva. Cargos: Agente de Combate à Endemias e Agente Comunitário de Saúde. Salário: R$ 3.036,00 Inscrições: até 10/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 65,00. Prefeitura de Canarana Vagas: Cadastro reserva. Cargos: Professor, Professor de Educação Infantil, Professor para a área das Linguagens, Professor de Educação Física, Professor de Língua Estrangeira - Inglês, Professor de Matemática, Professor de Ciências Naturais, Professor de Ciências Biológicas, Professor de Ciências Humanas, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Bibliotecário, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico Administrativo Educacional, Agente de Nutrição Escolar, Agente de Limpeza Escolar, Motorista Escolar e Vigilante Escolar. Salário: R$ 2.438,64 a R$ 7.793,75. Inscrições: até 14/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 50,00 e R$ 100,00. Prefeitura de Cuiabá Vagas: Cadastro reserva. Cargos: Cuidador de Aluno com Deficiência. Salário: R$ 1.818,14. Inscrições: até 17/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 100,00 a R$ 120,00. Prefeitura de Ipiranga do Norte Vagas: 19 vagas e cadastro reserva. Cargos: Edital nº 02/2025/Público: Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias (Zona Urbana). Edital nº 02/2025/Simplificado: Auxiliar Educacional de Transporte, Agente de Desenvolvimento Educacional, Professor com Licenciatura em Letras/Libras e Professor de Educação Básica. Salário: R$ 1.915,31 a R$ 5.604,92. Inscrições: até 14/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 30,00 a R$ 70,00. Prefeitura de Marcelândia Vagas: 96 vagas e cadastro reserva. Cargos: Alfabetizados: Auxiliar de Serv Gerais (5 Vagas), Coletor de Lixo (2 Vagas), Motorista (15 Vagas), Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Motoniveladora, Operador de PC 200 e Zelador (10 Vagas); Fundamental: Carpinteiro, Jardineiro, Merendeira (3 Vagas) e Vigia (3 Vagas); Médio/Técnico: Agente de Fiscalização, Assistente Administrativo (3 Vagas), Auxiliar Técnico Esportivo, Cuidador de Crianças (3 Vagas), Cuidador de Idosos, Eletricista de Instalação Geral, Fiscal Sanitário (1 Vaga), Mecânico de Máquinas Pesadas, Técnico Em Higiene Dental, Técnico Em Informática, Técnico Agrícola, Técnico Em Enfermagem (5 Vagas) e Técnico Em Raio X (2 Vagas); Superior: Arquiteto, Assessor Jurídico, Assistente Social (1 Vaga), Bibliotecário, Biólogo, Cirurgião Dentista (2 Vagas), Contador, Controlador Interno, Educador Físico, Enfermeiro (4 Vagas), Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Farmacêutico (2 Vagas), Fisioterapeuta (2 Vagas), Fonoaudiólogo (1 Vaga), Médico Clínico Geral (1 Vaga), Médico Veterinário (1 Vaga), Nutricionista (2 Vagas), Professor Pedagogo (10 Vagas), Psicólogo (2 Vagas), Técnico Administrativo (1 Vaga) e Zootecnista; Distrito de Analândia do Norte: Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista (1 Vaga), Cuidador de Crianças (1 Vaga), Enfermeiro, Merendeira (1 Vaga), Motorista (3 Vagas), Professor Pedagogo (3 Vagas), Técnico Em Enfermagem, Vigia (1 Vaga) e Zelador (1 Vaga); Bom Jaguar: Técnico Em Enfermagem, Motorista (1 Vaga), Zelador (1 Vaga), Merendeira (1 Vaga), Auxiliar De Serviços Gerais, Professor Pedagogo (1 Vaga), Cuidador De Crianças e Assistente Administrativo. Salário: R$ 1.608,54 a R$ 10.938,09 Inscrições: até 05/11/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 68,00 a R$ 120,00. Prefeitura de Nova Monte Verde Vagas: 92. Cargos: Merendeira (6 vagas); Motorista Escolar (6 vagas); Motorista categoria 'D' acima (2 vagas); Operador de Pá Carregadeira (1 vaga); Assistente de Controle Administrativo (12 vagas); Auxiliar de Consultório Odontológico (1 vaga); Auxiliar de Sala (10 vagas); Cuidador (1 vaga); Fiscal de Obras e Postura (1 vaga); Fiscal de Vigilância Sanitária (1 vaga); Ouvidor do SUS (1 vaga); Técnico Administrativo não profissionalizado (2 vagas); Técnico em Enfermagem (2 vagas); Técnico de Radiologia (1 vaga); Analista de Convênios (1 vaga); Analista de Controle Administrativo e Financeiro (1 vaga); Assistente de Pregoeiro (1 vaga); Assistente Social (2 vagas); Contador (1 vaga); Enfermeiro (2 vagas); Engenheiro Ambiental (1 vaga); Engenheiro Agrônomo (1 vaga); Farmacêutico (1 vaga); Fiscal Ambiental (1 vaga); Fisioterapeuta (1 vaga); Fonoaudiologia (1 vaga); Médico Clinico Geral (1 vaga); Médico Veterinário (1 vaga); Nutricionista (1 vaga); Odontólogo (1 vaga); Procurador Municipal (1 vaga); Professor de Matemática (1 vaga); Professor de Pedagogia (20 vagas); Pregoeiro (1 vaga); Psicólogo (2 vagas); Subcontrolador de Controle Interno (1 vaga). Salário: R$ 1.518,00 a R$ 17.326,17. Inscrições: até 24/10/2025. Edital: aqui. Taxa: R$ 50,00 a R$ 80,00. Prefeitura de Nova Mutum Vagas: 13. Cargos : Enfermeiro Socorrista de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) (5 vagas) e Técnico de Enfermagem Socorrista Atendimento Pré-Hospitalar (APH) (8 vagas). Salário: R$ 3.714,76 a R$ 6.342,62. Inscrições: até 13/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 100,00 a R$ 150,00. Prefeitura de Nova Xavantina Vagas: 127. Cargos : Professor (50 vagas); Professor Educação Física (3 vagas); Técnico Administrativo Educacional TAE (4 vagas); Técnico Educacional em Desenvolvimento Infantil TEDI (10 vagas); Mediador Educacional (50 vagas); Apoio Administrativo Educacional Manutenção Infraestrutura (5 vagas); e Apoio Administrativo Educacional Alimentação escolar (5 vagas). Salário: R$ 1.668,94 a R$ 5.508,50. Inscrições: até 15/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 85,00 a R$ 110,00. Prefeitura de Querência Vagas: 8. Cargos : Professor de Pedagogia, Professor de Educação Física, Técnico Administrativo Escolar, Auxiliar de Turma, Agente de Manutenção de Infraestrutura Escolar, Agente de Nutrição Escolar, Agente de Limpeza Escolar e Vigia Escolar. Salário: R$ 2.170,28 a R$ 5.534,46. Inscrições: até 15/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Prefeitura de Santa Carmen Vagas: 3 vagas e cadastro reserva. Cargos : Vigilância e Controle de Acesso (1 vaga), Farmacêutico (1 vaga), Professor Ensino Fundamental II - Português (1 vaga), Agente de Serviços Gerais, Agente de Vigilância e Manutenção, Agente de Limpeza Pública, Motorista de Veículos de Transporte de Cargas e Passageiros, Assistente Administrativo, Auxiliar de Sala, Cirurgião-dentista, Professor Ensino Fundamental II - Matemática e Professor Ensino Fundamental II - Inglês. Salário: R$ 1.518,00 a R$ 5.634,57. Inscrições: até 13/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Prefeitura de Sapezal Vagas: Cadastro reserva. Cargos : Professor - Pedagogia; Professor - Matemática; Professor - Educação Física; Professor - Letras/Inglês; Professor - Ciências Biológicas; Psicopedagogo; Psicólogo; Secretário Escolar; Professor de Informática; Motorista de Transporte Escolar. Salário: R$ 3.125,47 a R$ 7.038,91. Inscrições: até 09/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 55,00 a R$ 120,00. Prefeitura de Vila Rica Vagas: Cadastro reserva. Cargos : Agente de Serviços Operacionais Social, Agente de Visitação Social, Assistente Social, Auxiliar de Inspeção Sanitária, Fiscal Sanitário, Médico Veterinário, Motorista de Ambulância, Motorista Escolar Escolas do Campo, Professor I a IV EMEF Nova Lisboa/Projeto Vila da Paz, Professor V a VIII EMEF Nova Lisboa/Projeto Vila da Paz, Professor I a IV EMEF Domingos Pereira de Ávila/Projeto Paraíso Rio Preto, Professor V a VIII EMEF Domingos Pereira de Ávila/Projeto Paraíso Rio Preto, Professor I a IV EMEF Procópio Faria/Projeto Caxangá, Professor V a VIII EMEF Procópio Faria/Projeto Caxangá, Professor I a IV EMEF Nazaré/PA São José, Professor V a VIII EMEF Nazaré/PA São José, Professor I a IV EMEF Santaninha/PA Alvorada, Professor V a VIII EMEF Santaninha/PA Alvorada, Professor I a IV EMEF Sagrado Coração de Jesus/PA Santo Antônio do Beleza, Professor V a VIII EMEF Sagrado Coração de Jesus/PA Santo Antônio do Belezal, Professor de Educação Física Escolas Municipal Sagrado Coração de Jesus PA, Professor I a IV EMEF Nossa Senhora Aparecida I/Projeto Beleza I, Professor V a VIII EMEF Nossa Senhora Aparecida I/Projeto Beleza I, Professor I a IV EMEF Rui Ramos/PA Ipê, Professor V a VIII EMEF Rui Ramos/PA Ipê, Professor Licenciatura em Letras EMEF Rui Ramos/PA Ipê, Professor I a IV Escolas Municipais Sede, Professor de Educação Física Escolas Municipais Sede, Professor de Educação Física Zona Rural Escolas E.M., Professor de Inglês Escolas Municipais da Zona Rural (E.M. Procópio Faria/P.A. Caxangá; E.M. Nazaré/P.A. São José; E.M. Rui Ramos/P.A. Ipê), Psicólogo e Técnico de Enfermagem. Salário: R$ 1.518,00 a R$ 7.562,89. Inscrições: até 23/10/2025. Edital: aqui . Taxa: R$ 30,00 a R$ 60,00. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Sinop Vagas: Cadastro reserva. Cargos : Professor Substituto - Biologia Celular/Histologia/Embriologia/Genética. Salário: R$ 4.326,60 a R$ 8.058,29. Inscrições: até 09/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Sinop Vagas: Cadastro reserva. Cargos : Professor Substituto - Agrometeorologia/Recursos Hídricos. Salário: R$ 4.326,60 a R$ 8.058,29. Inscrições: até 10/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Araguaiana Vagas: 1. Cargos : Professor Substituto na área de Geografia Geral. Salário: R$ 4.326,60 e R$ 8.058,29. Inscrições: 08/10/2025 até 10/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Cuiabá Vagas: 1. Cargos : Professor Substituto - Língua Francesa. Salário: R$ 4.326,60 e R$ 8.058,29. Inscrições: 13/10/2025 até 20/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Araguaia Vagas: 1. Cargos : Professor Substituto - Matemática Salário: R$ 4.326,60 e R$ 8.058,29. Inscrições: 13/10/2025 até 14/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Várzea Grande Vagas: 1. Cargos : Professor Substituto (Engenharia de Transportes). Salário: R$ 4.326,60 e R$ 8.058,29. Inscrições: 13/10/2025 até 17/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita. Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Vagas: 3. Cargos : Núcleo Pedagógico de Campo Verde: Teoria Geral da Administração (1 vaga) e Gestão de Pessoas I (1 vaga); Núcleo Pedagógico de Colniza: Libras (1 vaga). Salário: R$ 80,00 por hora-aula. Inscrições: até 13/10/2025. Edital: aqui . Taxa: Gratuita.
Por Agência Brasil 8 de outubro de 2025
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (8), em ação conjunta com as polícias civis de 16 estados, a Operação Nacional Proteção Integral III. O objetivo é identificar suspeitos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados, sobretudo, pela internet. Em nota, a corporação informou o cumprimento simultâneo de 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em todo o país. Até a última atualização, haviam sido registradas 19 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e uma vítima resgatada. Participam da ação 617 policiais federais e 273 policiais civis dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. Integração  “A ação reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais e demonstra o compromisso conjunto de defesa da infância e da adolescência. A Operação Proteção Integral III dá continuidade às edições anteriores, deflagradas em março e maio de 2025, evidenciando o trabalho permanente da Polícia Federal nessa frente de combate”, informou a PF. Dados da corporação indicam que, entre janeiro e setembro deste ano, foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais. “A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, concluiu a Polícia Federal.
Por Agência Brasil 8 de outubro de 2025
O governo federal está propondo mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal delas é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas de autoescola na preparação para os exames teórico e prático dos departamentos de Trânsito (Detran) estaduais. Com isso, o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%. Na última quinta-feira (2), o Ministério dos Transportes abriu uma consulta pública sobre o tema. A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil e, durante esse período, qualquer cidadão poderá enviar sugestões e contribuições. Depois, o texto seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com a pasta, o objetivo das mudanças é modernizar o processo de obtenção da CNH e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). “Além disso, ao tornar a CNH mais acessível, mais cidadãos deixarão de dirigir sem habilitação, contribuindo para um trânsito mais regularizado e seguro. Hoje, 20 milhões de brasileiros dirigem motos e carros sem carteira de habilitação”, diz a pasta. A proposta prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios para a emissão da CNH. “São esses exames que atestam se o condutor está devidamente capacitado para dirigir. O objetivo é modernizar o sistema atual, garantindo mais liberdade e economia aos futuros motoristas, sem abrir mão das exigências de segurança viária”, explica o comunicado. Confira um perguntas e respostas do Ministério dos Transportes sobre a proposta: Como obter a CNH? A abertura do processo será feita diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Será obrigatório frequentar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para as aulas? Não. O conteúdo teórico poderá ser estudado de forma presencial nos CFCs, por ensino a distância (EAD) em empresas credenciadas ou, em formato digital, oferecido pela própria Senatran. O aluno terá que cumprir um número mínimo de aulas práticas? Não. O novo modelo retira a exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula práticas. O candidato poderá escolher como fará sua preparação: contratando um centro de formação de condutores ou um instrutor autônomo credenciado pelos Detrans. Isso permite adaptar a formação às necessidades de cada pessoa e reduzir custos, mantendo a obrigatoriedade de ser aprovado nos exames teórico e prático para obter a CNH. E como ficam as categorias C, D e E? A proposta também prevê a facilitação dos processos de obtenção da CNH para as categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (transporte de passageiros, como ônibus) e E (carretas e veículos articulados) permitindo que os serviços sejam realizados pelas autoescolas ou por outras entidades, com o objetivo de tornar o processo mais ágil e menos burocrático. Como o novo modelo irá baratear o custo da CNH? O custo para obtenção da CNH poderá cair em até 80%, resultado da ampliação das formas de oferta da formação teórica, inclusive contando com formatos digitais, e a dispensa da carga horária mínima nas aulas práticas. A maior liberdade de escolha para o candidato torna o processo mais flexível, amplia o acesso e estimula a concorrência, o que deve reduzir os preços para obter a primeira habilitação. O projeto diminui a importância dos CFCs? Não. Os CFCs continuarão oferecendo aulas, mas a exigência legal de carga horária mínima para aulas práticas será dispensada. Além disso, os centros de formação poderão ofertar seus cursos também na modalidade EAD. Dessa forma, os centros de formação de condutores seguirão oferecendo serviços complementares e personalizados, com foco em qualidade e acessibilidade. O novo modelo aumenta a segurança no trânsito? Sim. A expectativa é ampliar o número de condutores habilitados e reduzir a condução sem formação adequada. A formalização do processo contribui para diminuir a informalidade e fortalecer a fiscalização. Vale lembrar que, assim como no modelo atual, as habilidades para dirigir em vias públicas continuarão sendo avaliadas por exames teóricos e práticos obrigatórios. As aulas, por si só, não garantem que o candidato esteja apto; é a prova que atesta se ele realmente possui as competências necessárias para dirigir com segurança. Quem irá se beneficiar com a proposta? Todos os brasileiros, especialmente aqueles com menor renda. Atualmente, cerca de 161 milhões de brasileiros estão em idade legal para dirigir, mas muitos ainda não possuem habilitação, em grande parte devido ao alto custo do processo atual. Como será o procedimento para credenciar instrutores autônomos? Os instrutores deverão ser credenciados pelos Detrans. A Senatran permitirá a formação desses profissionais por cursos digitais. Os cursos para instrutores poderão ser feitos à distância, mas seguirão critérios rigorosos definidos pelos Detrans e pela Senatran, com conteúdos padronizados, avaliação final obrigatória e controle digital, garantindo a qualidade da formação. Nenhum profissional poderá atuar sem credenciamento oficial: todos passarão por avaliação, deverão cumprir requisitos legais e serão identificados digitalmente na Carteira Digital de Trânsito. O processo será menos burocrático? Sim. O projeto prevê o uso de soluções tecnológicas, como plataformas que conectem candidatos e instrutores, semelhantes a aplicativos de mobilidade. Essas ferramentas poderão oferecer agendamento, geolocalização e pagamentos digitais. Existem outros países que já adotam essa medida? Sim. A proposta se inspira em práticas de países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai, onde os modelos de formação são mais flexíveis e centrados na autonomia do cidadão.
Por Gazeta Digital 8 de outubro de 2025
A menos de um mês para o show da banda Guns n’ Roses, que promete parar Cuiabá e região, uma reunião está marcada para esta quarta-feira (8) com produtora de eventos, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), as Forças de Segurança, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semosp) e outros envolvidos. O encontro irá definir os últimos detalhes quanto a logística e organização para o dia do evento. Com expectativa de 40 mil pessoas, cerca de 30% dos ingressos foram vendidos para fora de Mato Grosso, tendo as arquibancadas esgotadas. As informações são do secretário da Secel, David Moura, que narra uma corrida contra o tempo para o grande dia. “Estamos dando uma geral em toda parte da estrutura, banheiros, tudo que vai ser usado aqui na Arena. Temos uma reunião com as forças de segurança nesta quarta-feira para alinhar trânsito, policiamento, todo o suporte que o governo do Estado pode dar. A produtora está dentro do cronograma para iniciar as montagens e a cidade vai lotar”, afirma com entusiasmo. Segundo Moura, diante da rede hoteleira esgotada para o dia do show, pousadas e hotéis tem sido muito demandados em cidades próximas a Cuiabá, como Chapada dos Guimarães, Nobres e outras da baixada cuiabana, incentivando também o turismo local, onde os visitantes devem aproveitar para conhecer os demais atrativos do estado. “Os hotéis estão abarrotados, o que é bom, vai movimentar muito aqui no fim de semana. Muita gente do interior, muitos prefeitos, que eu tenho mais contato, falando que vão vir, vai ser um grande marco pra gente”, acrescenta. O secretário afirma que estão articulando também parcerias com secretarias municipais para auxílio na data. Uma delas, a Semosp, antiga Semob, tem sido uma colaboradora nos eventos e deve auxiliar no controle do tráfego no entorno da Arena. O policiamento também será reforçado. “O comando geral está bem engajado em fazer possível para que a gente tenha uma ofereça uma experiência bem controlada e bem segura para todo mundo que venha conhecer. Estamos dando uma atenção muito especial para prever qualquer possível problema e resolver em conjunto com todas as secretarias”, reforça. Com a data marcada para dia 31 de outubro em Cuiabá, outras cidades brasileiras também estão na lista da tour Because What You Want & What You Get Are Two Completely Different Things 2025. São elas Florianópolis (21/10, na Arena Opus), São Paulo (25/10, no Allianz Parque), Curitiba (28/10, na Pedreira Paulo Leminski), Cuiabá (31/10, na Arena Pantanal) e Brasília (02/11, na Arena BRB Mané Garrincha). Nas próximas semanas será iniciado o processo de montagem de palco e estrutura da banda.