Janaina critica "descaso" de Emanuel e propõe ação em conjunto
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) avaliou que dificuldades no andamento de obras na saúde de Cuiabá são fruto do descaso da gestão anterior, do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), pela situação financeira em que ele deixou o município.
“Essas dificuldades financeiras são fruto do descaso do passado, algo que a gente já tinha constatado. O próprio Tribunal de Contas indicou isso, os deputados e vereadores a todo momento falando do caos da saúde em Cuiabá e isso atinge o estado inteiro”, afirmou.
“Agora no final de ano, o pronto-socorro do HMC (Hospital Municipal de Cuiabá) não estava recebendo paciente porque não tinha médico para atender e isso paralisa o interior também. Então é sim fruto do descaso do passado e que agora em uma força em conjunto, independente de questões partidárias, nós temos que somar esforços para tentar resolver”, completou.
A declaração foi dada na manhã desta terça (7) em visita ao antigo Pronto Socorro de Cuiabá. No local, está sendo realizada uma reforma do terceiro andar, que está sendo transformada em ala materno-infantil.
Apesar de correligionários, Janaina e Emanuel romperam em 2020 e tiveram diversos atritos, principalmente na disputa pelo comando do MDB da Capital em 2023. Nas eleições de 2024, o MDB municipal, presidido pelo grupo aliado ao então prefeito, lançou a candidatura de Domingos Kennedy, enquanto Janaína apoiou publicamente a candidatura de Eduardo Botelho (União).
A Capital não tem nenhuma maternidade pública e a reforma no antigo Pronto Socorro deve funcionar como uma ala de maternidade e atendimento infanto-juvenil.
“Temos que entender que Abilio acabou de assumir e está apontando inúmeras dificuldades com despesas e dívidas contraídas na gestão anterior. Então, enquanto a gente não tem uma sinalização sobre um hospital materno e nfanto-juvenil, a gente vai fazer essa reforma”.
A obra está estimada pela juíza da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos em cerca de R$ 600 mil, entretanto Janaina acredita que o valor pode chegar a R$ 1,5 milhão.
A deputada disse que foi procurada pela juíza para retomar a obra ainda no ano passado, buscando um apoio da Assembleia Legislativa em parceria com a Prefeitura, porém, divergências com o então prefeito Emanuel Pinheiro e insegurança do período eleitoral inviabilizaram o andamento das conversas.
O prefeito Abilio Brunini e a secretária de saúde Lúcia Helena Barboza Sampaio também estiveram presentes na visita técnica.









