Governo Lula expande Mais Médicos e reforça atenção primária
O governo Lula anunciou a ampliação do Programa Mais Médicos , com a publicação do primeiro edital de 2025 para a contratação de 2.279 novos profissionais. Com essa medida, o Ministério da Saúde (MS) espera alcançar uma meta de 28 mil médicos em atividade no país, promovendo o fortalecimento da atenção primária e agilizando o encaminhamento para atendimento especializado.
As vagas serão abertas para adesão dos gestores de 4.771 municípios, priorizando regiões de maior vulnerabilidade e áreas de difícil acesso. Com Lula, o programa beneficia mais de 66 milhões de brasileiros e, com as novas contratações, a expectativa é de ampliar esse alcance.
Prontuário eletrônico
Além da expansão do número de profissionais, uma ferramenta essencial para a integração do atendimento está sendo reforçada com o prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecido como e-SUS APS . Ele permite a comunicação entre a atenção primária e especializada, reduzindo o tempo de espera para consultas com especialistas.
“Gostaria de fortalecer a importância da conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e o nosso esforço contínuo para reduzir o tempo de espera para atendimento especializado, que é uma das principais preocupações da nossa gestão”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O sistema permite que o médico acompanhe o histórico do paciente, verifique se os exames estão atualizados e se as consultas de retorno foram realizadas, facilitando a continuidade do cuidado.
O coordenador do Setorial Nacional de Saúde do PT , Rodrigo Leite, comemora a ampliação do programa Mais Médicos, destacando os benefícios para a população brasileira.
“A expansão do Mais Médicos é uma grande notícia, porque esse programa está ampliando o número de profissionais participantes no país. O que isso significa? Que temos mais médicos atendendo na periferia, no interior e nas regiões mais remotas do Brasil”, afirmou.
Leite ressaltou que a iniciativa representa um avanço no acesso à saúde para uma população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). “Setenta por cento da nossa população tem no SUS sua única fonte de atendimento A expansão do Mais Médicos agora vai beneficiar a maioria dos brasileiros”, enfatizou.
Ele ainda destacou a importância da atuação do governo na ampliação do programa. “É uma grande realização do presidente Lula, sob a liderança do nosso ministro Alexandre Padilha. Estamos felizes e temos que comemorar: mais médicos para a nossa população brasileira”.
Etapas do edital e prazo para adesão
O processo seletivo do Mais Médicos segue um cronograma previsto pelo Ministério da Saúde. Os gestores municipais interessados na adesão ao programa deverão inscrever-se por meio do sistema e-Gestor até dia 24 de março. O resultado do edital será divulgado no dia 8 de abril, e os médicos selecionados deverão iniciar suas atividades em maio.
O edital também prevê vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do programa com a promoção da igualdade étnico-racial e a inclusão social.
Entre os 4.771 municípios que poderão receber profissionais, 1.296 terão vagas imediatas, enquanto os demais 3.475 poderão manifestar interesse em ampliar o número de médicos. A região da Amazônia Legal será contemplada com 473 vagas distribuídas em 709 cidades.









