Ex-deputado lidera disputa pela prefeitura de Nobres, revela pesquisa
Uma pesquisa realizada pelo Instituto MT Dados neste mês e divulgada nesta segunda-feira (22) apontou que o ex-deputado estadual José Domingos Fraga Filho (UB) seria eleito o prefeito de Nobres (146 km de Cuiabá), caso as eleições fossem realizadas agora. No entanto, o representante do União Brasil, que ocupava a função de secretário executivo da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, não aparece com uma grande margem de diferença para a segunda colocada.
José Domingos Fraga Filho, o “Zé Domingos”, foi ex-prefeito de Sorriso por três mandatos, além de ex-deputado estadual. Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o mais lembrado foi Zé Domingos, com 18%.
Na sequência, aparece a Dra. Simone (PSB), com 11%, seguida por Neilton Hiper (PSD), com 4%, enquanto a vereadora bolsonarista Zilmai Ferreira (PL), que preside a Câmara Municipal, foi a menos lembrada, com 1%. Brancos e nulos somaram 1%, enquanto outros 65% não souberam ou não quiseram responder.
Na modalidade estimulada, onde os nomes são apresentados ao eleitorado, Zé Domingos teve 39% dos entrevistados, enquanto Dra. Simone registrou 27% das intenções de voto. Neilton Hiper foi apontado como o preferido por 11% dos eleitores. Brancos e nulos também somaram 1%, enquanto 22% optaram por não responder ou não sabem em quem irão votar.
No quesito rejeição, Neilton Hiper foi o que registrou o maior índice, com 22% do eleitorado afirmando que não votaria nele de forma alguma, seguido por Dra. Simone, que registrou 16% neste quesito e, por fim, Zé Domingos, com apenas 13% dos entrevistados afirmando que não digitariam seu número na urna. Outros 2% disseram não rejeitar ninguém e 47% não souberam ou não quiseram responder.
Confrontos diretos
A eleição de Nobres não terá segundo turno, mas o MT Dados fez simulações de confrontos diretos, envolvendo os três principais candidatos. Em uma disputa entre Zé Domingos e Dra. Simone, o ex-deputado estadual teria 40% dos votos, enquanto a representante do PSB teria 28%. Brancos e nulos somariam 4% e outros 28% não quiseram responder.
Já é um possível confronto entre Zé Domingos e Neilton Hiper, o ex-parlamentar teria 47%, enquanto seu adversário, do PSD, teria 13%. Brancos e nulos somaram 3% e outros 37% não souberam ou não quiseram responder. Por fim, em uma hipotética disputa entre Neilton Hiper e Dra. Simone, a candidata do PSB teria 35%, enquanto seu oponente teria 16%. Brancos e nulos somaram 5% e outros 44% não quiseram ou não souberam responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 10 de julho de 2024 e entrevistou 394 eleitores de Nobres. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A amostragem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-05660/2024.









