Clima instável: após calorão, frente fria derruba temperaturas para 15ºC
O fim de semana promete mudanças radicais na temperatura em várias regiões de Mato Grosso. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) diz que o sábado (23) será marcado por sol forte e calor intenso, já o domingo (24), com a chegada da frente fria, deve derrubar as temperaturas entre 3 °C e 5 °C. Há dois alertas em vigor para o estado, um de baixa umidade e outro sobre declínio de temperatura.
Conforme o comunicado, a umidade do ar pode chegar a 12% na Baixada Cuiabana no fim de semana.
Na capital, o sábado será escaldante, com mínima prevista de 27 °C e a máxima pode chegar aos 40 °C, com sol predominante. Já o domingo, com a mudança drástica, os termômetros podem marcar mínima de 18 °C e máxima de 25 °C, com céu parcialmente nublado.
Em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), o sábado terá clima mais ameno em relação à capital, com mínima de 19 °C e máxima de 36 °C. No domingo, a frente fria chega e derruba a temperatura para 15 ºC.
No nortão, em Sinop, (500 km da capital), o calorão predomina no fim de semana. No sábado, a máxima é de 39 °C e a mínima de 20 °C. O domingo segue com o tempo firme, sem mudança brusca no tempo, a mínima prevista é de 22 °C e a máxima continua em 39 °C.
No sul do estado, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), o cenário é parecido com o da Capital. O sábado é de calorão, a máxima de 40 °C e a mínima de 18 °C. E o domingo, com queda da temperatura, a mínima chega aos 15 °C e a máxima de 32 °C.
Em Cáceres, (225 km ao oeste), terá sábado de muito calor, com a variação entre 19 °C e 39 °C. O domingo deve amanhecer gelado; a mínima de 15 °C e a máxima de 28 °C.









